sábado, 6 de junho de 2009

VITÓRIA DA UJS NA UEP

70% dos votos dão vitória à UJS na UEP
Uma ampla coalizão de forças atuantes no movimento estudantil pernambucano compôs a chapa "Agora Só Falta Você", que venceu com 212 votos (cerca de 74%) o 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP), realizado em Petrolina dias 22 e 23 de maio.
A nova presidente eleita é a estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco Vírginia (Vic) Barros, filiada à UJS (União da Juventude Socialista).Por Fernando BorgonoviDa frente liderada pela UJS (União da Juventude Socialista) participaram também a CNB-PT, a DS-PT, a JPPL, a JPSB (cujo movimento chamava "Madeira de Lei"), a Via Alternativa e Geração Estudantil. A chapa "Ousar Lutar", composta por estudantes ligados às correntes Articulação de Esquerda e Mudança, ambas do PT, obteve 43, enquanto a "Rebele-se", ligada ao PCR, ficou com 28 votos."Esse congresso se tornou histórico não semente pela data, porque reverenciamos o nosso passado mas sempre com vistas a lutar no presente e transformar o futuro.
Isso esteve muito presente na demonstração de maturidade do movimento estudantil de Pernambuco, a partir da construção da chapa "Agora Só Falta Você" que uniu diversos setores", declarou Vic Barros.A presidente eleita também falou dos desafios no próximo período. "A atuação na conferência nacional de educação, o enfrentamento da crise e a busca por mais avanços para o país e para Pernambuco são os elementos que forjaram essa unidade. Esse sentimento ficou muito evidente. É hora de pisar no acelerador e exigir mais mudanças".
O Congresso, realizado em Petrolina, às margens do Rio São Francisco, teve as presenças de importantes figuras da política pernambucana, como o prefeito da cidade, Julio Lóssio (PMDB), o secretário de governo do estado, Valdemar Borges (PSB), o reitor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Prof. Dr. José Weber Freire Macedo. Também acompanharam evento a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos, os deputados estaduais Luciano Moura e Nélson Pereira, além do prefeito de Juazeiro (BA) Isaac Cavalcante, todos do PCdoB.A lembrança dos 40 anos do atentado que vitimou o estudante Cândido Pinto, então presidente da UEP, foi uma das marcas do Congresso.
Outro ponto alto foi o lançamento da revista comemorativa dos 65 anos da entidade, que teve a presença de alguns de seus ex-presidentes como Pedro Lorentino, Anne Cabral, Geraldo Villar, além da irmã de Cândido Pinto e o irmão de Demócrito de Souza Filho, que foi secretário-geral da UEP no período do Estado Novo.Resultado:- Agora só falta você (UJS, CNB-PT, a DS-PT, a JPPL, a JPSB - "Madeira de Lei" e a Via Alternativa e Geração Estudantil: 212 votos- Ousar Lutar (Articulação de Esquerda e Mudança, ambas do PT): 43 votos- "Rebele-se" (PCR): 28 votos.
(vermelho.org.br)

Nenhum comentário: